

Tempos cada vez mais exigentes tornam necessário o aumento da consciência sobre si mesmo e sobre os outros, fundado num amadurecimento equilibrado da personalidade.
Actualmente sabe-se que a inteligência emocional, assim como a mentalização, que envolve a capacidade de monitorizar as próprias emoções e as dos outros, é um factor muito importante de estabilidade e saúde mental (Allen & Fonagy, 2006).
Mas ao contrário do que o senso comum afirma perceber e modificar os nossos estados mentais (pensamentos, emoções, desejos) não é tão fácil e intuitivo como desejariamos.
Ter discernimento e ser sagaz a respeito de estados mentais não é fácil, porque uma parte destes não é consciente (Mauss, Bunge & Gross, 2007). É comum existirem dificuldades em reconhecer adequadamente as próprias emoções e as dos outros, assim como confundir pensamentos e emoções.
A investigação mais recente mostra, por exemplo, que um dos métodos que as pessoas usam frequentemente, para tentar controlar pensamentos indesejáveis, isto é, forçar a mente a não pensar, tem exactamente o efeito contrário aumentando esses mesmos pensamentos (Wegner & Schneider, 2003).
Estas dificuldades sempre foram notadas ao longo da história, tendo sempre havido uma preocupação em desenvolver métodos de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Podemos ir até Sócrates e pensar que este desenvolveu a Maiêutica, um metodo de reflexão que ainda hoje tem aplicação prática.
Ao longo da história as várias abordagens psicoterapeuticas criaram métodos que aliam a promoção da saúde mental ao desenvolvimento e maturação da personalidade. O trabalho clínico permitiu avanços muito importantes no conhecimento sobre o comportamento e subjectividade humanas, nas suas mais variadas manifestações. Hoje compreende-se que uma relação psicoterapeutica, sustentada por um vasto conhecimento científico, experiência clínica e exigente formação técnica, é uma das vias especializadas mais ricas de promoção da saúde mental e um meio muito completo, para promover o desenvolvimento e amadurecimento da personalidade.